domingo, abril 1

Santos & Beatos

É sempre interessante ver como a Igreja Católica se comporta ao longo de séculos de história. Principalmente pelas incoerências e fundamentalismos que não levam a lado nenhum. A religião em si é um fenómeno social interessante, serve a meu meu ver, para unir as pessoas, para ajudar a sociedade e no fundo para dar algum alento, para explicar o inexplicável, visto que o ego humano não aguenta viver num local onde não consegue explicar tudo o que existe à sua volta. Torna-se assim muito mais fácil "imputar" as culpas a um Deus que tudo criou e tudo gere. A mim pessoalmente custa-me muito a acreditar que tudo o que fiz qté hoje é fruto de um destino pré concebido por uma entidade superior. A vida é no fundo uma encruzilhada de causa consequência, em que tudo o que fazemos vai ter uma consequência, que se não fosse a peculiar natureza humana seria bem fácil de explicar em termos probabilisticos. No meio de todas as religiões a Cristã, especialmente a católica é sem dúvida a mais arrogante, prepotente e hipocrita. Desde tempos imemoriais que apregoam o amor ao próximo, que somos todos irmãos e que as diferenças são o que nos destaca uns dos outros. Esquecem-se que os maiores crimes da humanidade (excepto o Holocausto) foram feitos em nome de Deus, o mesmo Deus misericordioso que a Igreja venera. É aqui que entra a Santa Inquisição que tantos inocentes torturou e matou. É interessante ver que na Igreja existe um Papa, mais concretamente o Papa Pio V, criador do concilio de Trento, que foi santificada. Ou seja o tipo é Santo, mas foi ao longo da sua função como Papa, Inquisidor-Mor em Itália e um dos principais instigadores das cruzadas contra os paises Islâmicos. É bonito ver que um Santo foi responsável pela morte de milhares de inocentes. A Igreja em si é uma farsa que tende, através de homens, a fazer o trabalho e julgar aquilo que eles próprios dizem só Deus poder fazer. É por não acreditar em nada disto que eu me sinto à vontade para falar assim. Num país 90% católico acho estranho ninguém se aperceber disto. Mas enfim o comunismo também é a hipócrisia que é e continuam a votar neles...

Sem comentários: