quarta-feira, abril 25

25 de Abril

Hoje comemora-se o dia da liberdade, o dia em que se acabou com a ditadura e começou a democracia a dar os primeiros passos em Portugal. Acabou uma ditadura há cerca de 33 anos, com o fim de uma governação denominada de fascista. Salazar de facto teve talvez algum bom trabalho no nosso pais, mas a pobreza em que o deixou, a perseguição, a fome, a censura é algo que mostra bem o estado em que o nosso país estava mergulhado há bem pouco tempo. Mas no meio disto tudo pergunto-me o que seria do nosso país neste momento se não houvessem homens que travaram bem cedo o impeto também ele ditatorial do comunismo que crescia nos dias pós 25 de Abril. É preciso não esquecer as inumeras injustiças, as desapropriações ilegais de terrenos que Cunhal e seus pares fizeram em nome do povo mas que mais não foi o tentar roubar o pa+is em nome de uma revolução que para eles serviu apenas para defender os seus interesses e os do partido. Como podemos nós hoje elogiar um homem que sim senhor foi um dos mentores da Revolução, mas que era forte apoiante das ideias do sanguinário Estaline. Portugal esteve à beira de após o 25 de Abril, entrar numa nova era de ditadura comunista. Todos eles tentaram apropriar-se dos abastados cofres do país que tão recheados Salazar deixou, sem serem utilizados para a evolução da economia portuguesa.
Como é possivel elogiar-se Otelo Saraiva de Carvalho como um dos capitães de Abril quando ele foi responsável por inumeras mortes terroristas causadas por umas infames e sanguinarias FP-25. Foram tempos conturbados os que se seguiram a '74. Homens como Pinto Balsemão, Freitas do Amaral, Sá Carneiro, Adelino Amaro da Costa e Mário Soares foram eles talvez os verdadeiros herois da liberdade de Portugal, não por não serem comunistas mas por simplesmente terem mostrado uma alternativa credivel a um país preparado para mergulhar numa ditadura de esquerda. Talvez por isso Sá Carneiro tenha sido assassinado... talvez.
E para aqueles que pensam que o país está mergulhado numa democracia totalmente implantada, basta verem os resultados do programa Grandes Portugueses. Ainda existem no nosso país grupos de ignorantes que defendem o extremismo como a solução de tudo, sejam eles à esquerda ou à direita.
Assim sendo viva o 25 de Abril, pelo que ele representa nos dias de hoje e na nossa vida, mas não por quem o fez ou pelas suas intenções.

Sem comentários: