segunda-feira, outubro 15

Estado da governação

A democracia é de facto uma das maiores conquistas da humanidade, é justa, é fiel e honesta, mas contudo é egoista também. Porque num mundo em que a maioria vence a minoria tem de comer e calar. Algo que ainda é mais evidente se for num processo eleitoral. O que de facto é estranho e intrigante na democracia é quando a maioria se engana e faz com que não só a minoria leve por tabela, como acaba ela própria por levar também por tabela. E isto é tanto mais grave quanto maior for a maioria, quanto mais absoluta for a maioria.
O Governo do eng. (ou será do sr?) Socrates não só é mentiroso como, apesar de ser de uma esquerda centrista, muito pouco olha para o povo como tão gloriosamente o socialismo apregoa desde a sua fundação. O país de facto está a atravessar uma crise económica grave, comparavel talvez aos tempos do Estado Novo mas de uma forma muito mais encapotada (afinal ainda não temos de ter senhas para comprar o pão). Agora como sempre são os impostos a mandar e ditar leis. Num Governo de maioria absoluta a prepotência e a hipocrisia andam de mãos dadas. O importante é baixar o défice para cumprir as normas europeias. O mesmo défice cujo valor de 3% tanto custou a atingir pelo executivo anterior a Santana Lopes e que este governo no seu inicio desbaratou e que agora tenta colar com cola de cuspo. O investimento publico e privado é nulo o crescimento do país faz-se a passo de caracol estando nós quase a ser passados para trás por quase todos os paises de Leste. O desemprego é maior que em Espanha que sempre foi um marco no mau desempenho nas politicas de formação profissional e novos empregos. Os combustiveis estão mais caros porque os impostos estatais pesam nas gasolineiras, o imposto automóvel mantém-se apesar de todos os anos Portugal pagar multas elevadissimas à UE pela ilegalidade em que ele se apresenta. Vamos inclusivé pagar IVA sobre a taxa de televisão cobrada nas facturas da EDP desde há anos e que nunca tinha sido mexida, nem mesmo pelo catastrófico executivo de Guterres (este sim eng).
Mas para contrariar isto tudo o que é que o governo faz? Aumenta os impostos, põe pensionistas com pequenas reformas a pagar IRS numa altura em que os devia acarinhar e suportar. Esquece as campanhas para aumento da natalidade esquecendo que isso sim traria frescura, mão de obra e revitalização da segurança social quase em falência. Mas isto no fundo é democracia. Acredito que uns devam estar desiludidos, afinal de contas foram enganados porque o sr Socrates nunca disse nada disto, aliás fartou-se de dizer coisas que nunca fez. Mas para os outros que mantêm a venda nos olhos, por favor paguem os impostos dos outros e vejam talvez a merda que fizeram e não se arrependeram.
Mas nada está perdido. Vamos aproveitar 2009, ano de legislativas, ano de inaugurações e de um governo espectacular. No fundo agora já não somos a Branca de Neve, acho que já sabemos ver o veneno que a maçã traz. Ou devo dizer antes a rosa?

Sem comentários: